PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


A educação embasada nos conceitos piagetianos, “ao defender que o conhecimento é construído pela atividade do sujeito/criança sobre o objeto cognoscente, o foco da teoria piagetiana não se fixa no sujeito e nem no objeto, mas na interação sujeito-objeto. Ou seja, na atuação infantil sobre o objeto e não na transmissão de conhecimentos feita pelo adulto à criança. ”(TOSTA, p. 17, 2017). Esse pensamento de Piaget trouxe implicações que ressignificaram a práxis (relação entre teoria e prática) pedagógica e o papel do professor. Dentre essas implicações apresentadas por Tosta  podemos citar:

I - A interação social favorece a aprendizagem.

II - A aprendizagem é um processo construído internamente pelo sujeito por meio de suas interações. 

III - A aprendizagem independe do estágio de desenvolvimento do sujeito e é um processo de apropriação cultural.

IV - A aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento do sujeito e é um processo de reorganização cognitiva.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I, II e IV apenas.


I, II e III apenas


II e IV apenas.


I e II apenas.


II e III apenas.

Em seus estudos, sobre a Teoria psicossexual de Freud (SILVA, p. 207, 2017), vimos que “Édipo foi um rei que assassinou seu pai e casou-se com a mãe.  Veja o que Speller nos explica sobre isso:

Tragédia grega, escrita por Sófocles, Édipo rei que se apaixona pela mãe e com ela se casa, vindo um dia, a matar seu pai. Rei incestuoso, daí toda a tragédia: ligou-se à mãe, em vez de ligar-se a qualquer outra mulher. ” (SPELLER apud SILVA, p. 207, 2017)

 

Segundo SILVA et. al. (2017),Freud foi buscar na mitologia grega, uma forma de ilustrar simbolicamente o que ocorre nessa etapa.

Neste sentido, em qual fase ocorre o que Freud chamou de Complexo de Édipo e de Castração?


Fase de latência.


Fase anal.


Fase genital.


Fase oral.


Fase fálica.

Na figura abaixo, observe atentamente como acontece o crescimento do indivíduo em diferentes momentos.

 doc1.jpg

Figura 1: Saúde da criança – acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Fonte: Brasil, Ministério da Saúde (2002).

Segundo os estudos de SILVA; DAHER, (2017, p. 176) e de acordo com as informações da figura I é correto afirmar que:

I  - em acordo com a figura, o crescimento físico segue uma ordem cronológica com a previsão de certas atitudes mais ou menos predeterminadas.

II – em acordo com a figura, desde o momento da concepção o organismo humano tem uma “lógica biológica” e uma sequência ordenada.

III – em acordo com a figura, a criança cresce mais rápido quando está na vida uterina e nos primeiros anos do que nos demais que se seguem.

IV – em acordo com a figura, as diferentes fases de desenvolvimento estão de certa forma relacionadas à idade cronológica.

É correto apenas o que se afirma em

 


I, II, III e IV


I e III apenas


I, II e IV apenas.


I e II apenas


III e IV apenas

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Segundo Wallon, este estágio:  _______________ ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas; a formação da personalidade é a característica central. Ocorre a predominância das relações afetivas. A afetividade aqui está ligada ao simbólico (linguagem), se exprime por palavras e ideias. A troca afetiva pode se dar a distância (linguagem) deixando de ser indispensável a presença das pessoas. (EMANUEL, p. 123, 2017)

O termo que completa corretamente a citação é:


predominância funcional


categorial


personalismo


sensório-motor e projetivo


impulsivo-emocional

Conforme os princípios da psicoterapia centrada no cliente para os princípios da aprendizagem centrada no aluno, vimos que, “A aprendizagem centrada no aluno, parte dos pressupostos básicos da teoria rogeriana centrada no cliente, Silva (p. 285, 2017), apresenta um resumo desses pressupostos transpostos para a educação, segundo Queluz. Dentre esses pressupostos podemos citar:

I -  A aprendizagem significativa ocorre quando o aluno percebe o conteúdo como relevante para seus próprios objetivos.

II -  A aprendizagem que envolve mudança na organização do eu, na percepção de si, é ameaçadora e tende a provocar resistência.

III - Quando é pequena a ameaça do eu, é possível perceber a experiência de forma diferenciada e a aprendizagem pode prosseguir.

IV -  A aprendizagem que envolve mudança na organização do eu, na percepção do outro, mas não é ameaçadora por não provocar resistência.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e II apenas.


I, III e IV apenas.


I, II e III apenas


II e IV apenas.                               


II e III apenas.

Sobre as características da abordagem Humanista, vimos que, “a educação é compreendida por Rogers como a possibilidade do encontro entre pessoas que tem o objetivo de experiências significativas, que visam o crescimento, a mudança de si, enquanto pessoa e mundo enquanto possibilidade de transformação de melhor qualidade de vida, onde não é imposto, mas é conquistado, almejado. ” (SILVA, p. 267, 2017)

Nesta direção, é correto afirmar:

I  - nessa abordagem, a educação deve ser centrada no aluno, independentemente da idade, deverá ser respeitada a sua condição de vir-a-ser, para que possa alcançar a sua autonomia.

II - nessa abordagem, a educação deve ser centrada no professor, independentemente dos alunos que ele atende, deverá ser respeitada a proposta de ensino planejada por ele, tendo em vista, sua autoridade.

III – nessa abordagem, o dialogo na educação possibilita as condições para que os alunos expressem suas satisfações ou insatisfações sobre o que é ensinado, sobre suas sensações e desejos.

IV – nessa abordagem, a escola deve (re) significar o conceito de aprendizagem, transformando-a em parceria de corresponsabilidade: alunos, professores, conteúdos e os pais.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I, III e IV apenas.


II e III apenas.


II e IV apenas.


I e II apenas.


I, II e III apenas

Esse tipo de reforço, para Skinner, é o fortalecimento de comportamento pela remoção de um estímulo aversivo. Isto é, refere-se a todo estímulo aversivo que, quando retirado, aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta. É quando a consequência que fortalece um comportamento é o desaparecimento de um estímulo. Uma forma de enfraquecer um comportamento consiste na aplicação de estímulos aversivos (estímulos irritantes ou desagradáveis), imediatamente após o comportamento indesejável. (ZAFRA; VIEIRA, p. 237, 2017).

O texto acima se refere ao reforço:


operante


neutro


negativo


positivo


estimulante

Estudando a teoria comportamentalista, para o processo ensino-aprendizagem, Coutinho e Moreira, citado por ZAFRA & VIEIRA, 2017, destacam que:

as teorias que explicam a aprendizagem, por meio do condicionamento refletem uma concepção empirista do desenvolvimento e aprendizagem humanos, uma vez que seu pressuposto básico é o de que forças externas ao indivíduo são os determinantes principais  de seu comportamento. Dentro de tal visão, o indivíduo é sempre paciente de um processo que ocorre, na maioria das vezes, à revelia de sua vontade”. (p. 249, 2017).

As autoras sinalizam, também, alguns pressupostos básicos dessa teoria para a educação: 

I podemos considerar que a aprendizagem provém de fatores ambientais que se tornam primordiais na aprendizagem e no desenvolvimento do homem, o determinismo ambiental;

II podemos considerar que a aprendizagem provém da relação estímulo-resposta e dos efeitos das ações praticadas, tendo como objetivo a aquisição ou a modificação dos comportamentos;

III podemos considerar que a aprendizagem comportamentalista acontece a partir de elogios, notas altas, prêmios e/ou castigos, “broncas”, sermões e notas baixas;

 IV podemos considerar que o ensino resulta da arrumação e planejamento de reforços, positivos ou negativos, nos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar um comportamento;

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


III e IV.


I e III.


I, e IV.


I, II, III e IV.


II e III.

O desenvolvimento humano segundo SILVA; DAHER (p. 150, 2017) é bastante intrincado e “o desafio é grande e ao mesmo tempo convidativo. Compreender a complexidade da natureza humana é exatamente o que nos dá possibilidade de desvendá-la”. O estudo do desenvolvimento infantil contribui muito para que os educadores possam conhecer a criança, suas conquistas psicológicas e sociais como fatores fundamentais para o trabalho em sala de aula.

Nessa perspectiva de compreender a criança, suas especificidades e suas características. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.

(  ) O educador precisa conhecer os aspectos que podem influenciar  no desenvolvimento humano porque compreenderá melhor o seu aluno;

(   ) Os aspectos ambiental,  biológico,  interacional,  psicossocial,  sociocultural e  psicossexual influenciam diretamente no desenvolvimento da criança;

(   ) O único aspecto que realmente determina o desenvolvimento  da criança é a genética, porque se os pais são inteligentes, os filhos também serão;

(   ) O professor para compreender o comportamento de seus alunos não precisa estudar Psicologia do Desenvolvimento, basta apenas amar seus alunos;

A sequência correta é:


V, V, V, F;


F, F, F, F;


V, V, F, F;


F, F, F, V;


V, V, V, V;

Texto 1

Como Uma Onda (Lulu Santos)

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

 Texto 2

As mudanças ocorrem ao longo da vida das pessoas e tendem a manter-se relativamente estáveis por um certo período variável de tempo. Essas mudanças não são simplesmente ocorrências passageiras sem maiores consequências, ao contrário, são ocorrências cuja função é ampliar possibilidades, alterar habilidades, fazer surgir características e preparar o organismo para a aquisição de novas experiências (CARMO, 2012, p. 2). 

Considerando os textos acima e os tipos de mudanças que ocorrem ao longo da vida humana, enumere as afirmativas abaixo.

  1. Mudanças qualitativas
  2. Mudanças quantitativas

(   ) Dizem respeito aos acréscimos (mensurados por quantidade): físicos, de conhecimento, de vocabulário, de relações sociais;

(   )  Dizem respeito a funções e habilidades que são adquiridas ou surgem por impositivos biológicos,sociais ou culturais;

(   ) Pedro, com 6 anos de idade, apresenta uma estatura 7 cm maior do que  os outros alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

A sequência correta é:


2, 1 e 2


1, 2 e 3


3, 2 e 1


1, 3 e 2


3, 1 e 2